São Paulo, 11 de Abril de 2017

Multa pode ser transformada em advertência


Para ter o benefício, o motorista não pode ter cometido a mesma infração nos últimos 12 meses. Antes de fazer o pedido, é preciso se certificar de que a multa foi aplicada pelo Departamento de Trânsito Estadual (Detran). Com isso, pode ser possível ficar livre da pontuação e da cobrança de multa.

A advertência por escrito foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2014, quando passou a ser aplicada e deve ser solicitada ao Detran.SP apenas se o Departamento de Trânsito for o órgão autuador.

O requerimento precisa ser apresentado dentro do prazo para enviar a defesa da autuação, após receber a notificação de autuação, primeiro documento enviado ao condutor dando ciência de que uma infração foi registrada. Em geral, esse prazo é de 30 dias a partir da data de emissão da notificação.

O Detran.SP disponibiliza a opção de pedido online da advertência por escrito em seu portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Serviços Online”, clicando em ”Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”.


fonte: Imprensa Jornal a Voz do Motoboy

<< ver outros artigos